Em 2012, ainda adolescente, escrevi uma análise sobre o jogo
Oniken. Lembro que estava
estudando programação e minha habilidade como
gamer também não era grande coisa, por isso passei
2 semanas jogando religiosamente até zerá-lo. E foi uma das experiências mais
brilhantes e gratificantes que tive com um videogame inspirado em jogos antigos. Desenvolvido pelo talentoso time brasileiro da
JoyMasher, convido todos os leitores a revisitarem o clássico jogo independente que
abriu uma porta importante para muitos outros indies ousarem de inúmeras outras maneiras.
Na infância, me diverti com boa parte dos grandes jogos do
Nintendo Entertainment System (apelidado como
Nintendinho ou
NES ). Tínhamos jogos geniais que
burlavam as limitações técnicas do console tanto na parte gráfica quanto na parte sonora, além da dificuldade considerada alta (para justificar o investimento financeiro dos nossos pais) e as caprichadíssimas cenas animadas que contribuíam para manter o jogador imerso naquele grande desafio que poderia se estender por
dias, semanas ou meses.
Graças ao esforço dos brasileiros
Danilo Dias,
Thais Weiller,
Marco Galvão (todos meus amigos) e ainda alguns outros nomes que não tive a chance de conhecer, temos aqui
Oniken, um jogo 2D de plataforma que
resgata toda a experiência encontrada nos melhores jogos do NES. Em um período anterior ao
carnaval de indies retrôs que temos à disposição para jogar,
Oniken era pioneiro e ousado. Recentemente tive a chance de jogá-lo em meu
Xbox One (também disponível para
PlayStation 4 e
Nintendo Switch), e confesso que eu já sonhava faz muito anos com o lançamento dele em plataformas atuais. E já adianto:
foi maravilhoso insistir e morrer até voltar a pegar o jeito do game.
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O game pode ser jogado em diferentes línguas e a versão brasileira possui todas as expressões de dublagem que marcaram os filmes do passado. |
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Outra das inúmeras cenas animadas entre as fases. Como é bom recordar o passado sentindo uma experiência completamente nova! |
Oniken se destaca por trazer várias fórmulas antigas que poderiam ser consideradas genéricas e apresentá-las ao jogador como algo novo e interessante. A sua história acontece num futuro
pós-apocalíptico típico de filmes como
Mad Max. Um grupo de rebeldes se esforça para deter uma poderosa organização militar que recebe o nome do game, mas seus esforços mostram-se inúteis devido ao grande poder bélico e toda a superioridade tecnológica da mesma. E é nesse instante que surge
Zaku, o personagem controlado pelo jogador (muito parecido com o próprio criador do jogo,
Danilo Dias), um poderoso mercenário BADASS considerado como uma “lenda viva”, “o implacável”, uma mistura de
Kenshiro (de Hokuto no Ken) com
John Rambo, que carrega uma espada e fatia seus inimigos como se fossem tomates.
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Se a abertura não fosse assim eu nem teria jogado o game! |
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O miniboss da 2° fase, Geist (uma referência ao anime de mesmo nome) é muito bem animado e oferece uma batalha memorável. |
Todo o enredo de
Oniken é apresentado com
excelentes cutscenes que não poderiam ser executadas em um
Nintendinho sem a ajuda de um Chip extra embutido ou algo semelhante. Algumas chegam a lembrar animações de jogos em CD do obscuro e adorável
TurboGrafx-16 (vulgo
PC Engine) de tão fluídas e bem animadas que são, mesmo sem a presença de vozes. A direção de arte é excelente, e a edição
Unstoppable conta com
melhorias visuais e sonoras que aperfeiçoam a experiência como um todo. Esperem desfrutar de
efeitos de parallax e muitos sprites e cenários caprichados.
A jogabilidade é marcada pela ação em plataforma vista em jogos como
Ninja Gaiden e
Vice - Project Doom, onde o jogador deve combinar saltos ágeis com ataques certeiros, além de “memorizar” o posicionamento e o padrão de movimentação dos inimigos para passar as fases. Algumas etapas devem ser desbravadas com auxílio de um
Jet-ski, o que transforma o jogo momentaneamente em uma espécie de
shooter em 8-bits com a movimentação fixa da tela. Já os chefes são numerosos (cerca de dois mini-bosses por estágio além do boss final) e muito bem desenhados e detalhados, principalmente os
maiores, ocupando grande parte da tela como pode ser comprovado nos
melhores títulos produzidos para o NES.
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Cutscene de Oniken, super caprichada e animada. Não sei se foi proposital, mas me fez lembrar na hora.. |
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... do jogo Vice - Project Doom para Nintendinho. |
A Trilha Sonora é um verdadeiro espetáculo nostálgico. O jogo chegou até a ganhar o prêmio do
Game Music Brasil na categoria de
Melhor Game Indie onde foram avaliados todos os seus aspectos, destacando-se a parte gráfica, técnica e sonora do game.
Oniken possui composições memoráveis, como
Brain Palace e
The Core que acompanham suas desafiadoras etapas finais. Aliás, melhor eu explanar logo sobre a dificuldade de Oniken antes que eu me esqueça.
O jogo é
difícil como qualquer grande jogo de 8-bits deveria ser, embora os desafios se intensifiquem progressivamente ao longo de cada fase, e de forma muito inteligente e equilibrada. O
Level Design de
Oniken estimula a inteligência do jogador, fazendo-o encontrar a melhor solução com um pouco de insistência, nada absurdo como o primeiro
Ninja Gaiden e muito menos como o sádico
Battletoads, mas que pode causar estranhamento aos jogadores mais impacientes, desacostumados com jogos mais antigos de plataforma. Ainda assim, a experiência de insistir após fracassar se mostrou extremamente divertida mesmo em 2020.
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Essa etapa desafiadora em que é preciso desviar de um raio me lembrou do game 'Mighty Morphin Power Rangers: The Movie' para Super Nintendo! |
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Os bosses do game são enormes e muito caprichados. A batalha final é difícil e me fez refazer o última estágio pelo menos 3 vezes! |
Vale lembrar que as missões são liberadas à medida que as fases vão sendo vencidas, e ficam então disponíveis para serem jogadas a qualquer momento, o que permite
desbravar todas elas sem a necessidade de se jogar o game inteiro novamente. É um recurso muito bem-vindo para pessoas com pouco tempo disponível ou para refazer determinadas fases e obter pontuações maiores, enviando-as para um ranking on-line. Existem ainda DLCs gratuitas que são liberadas após terminá-lo, como o modo
Boss Rush (batalhas com todos os chefes sem interrupções), o
Hardcore Mode (com várias características que dificultam as nossas vidas) e ainda uma
missão extra, onde o jogador controla
Jenny, uma personagem feminina de madeixas curtas (lembra muito a
Thais Weiller) que usa uma metralhadora, o que acrescenta um grande leque de possibilidades, aproximando a jogabilidade de
Oniken a de um grande clássico da
Konami: o popular
Contra! Será que veio daí a inspiração para fazer o espetacular
Blazing Chrome?
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A missão 7 é divertidíssima e apesar de ser uma DLC, é 100% gratuita! |
O trunfo de
Oniken definitivamente
não é a inovação, mas sim a proposta de
trazer todas as características que amávamos nos jogos da grande era 8-bits, melhorando-as de forma que seria impossível fazer na época, seja por limitações de hardware, por desconhecimento, ou por limitações de concepção daqueles tempos. Ele nos faz lembrar da importância da diversão em tempos em que o mercado de games parece só se importar com gráficos e enredos mirabolantes.
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Está aí um belo jogo! |
E é isso aí.
#FiqueEmCasa
Caramba, também quero ser adolescente em 2012 jogando Oniken! Pena que eu tô bem longe disso... kkkkk
ResponderExcluirEu concordo com tudo o que vc falou sobre o jogo, pode parabenizar os seus amigos aí que eles fizeram um baita de um trabalho decente!
Só que eu só fui jogar Oniken este ano, justamente na versão Unstoppable Edition no Switch. Veio em bora hora, inclusive.
A missão extra é divertidíssima mesmo!
Mais uma ótima análise!
Valeu, meu caro!
O que eu curto neste game é que os caras conseguiram trazer um jogo com a pegada 8Bit de uma forma mais "natural", sem parecer que aplicaram apenas um filtro pixelado, como acontece com muitos... muitos jogos "retrô" da atualidade.
ResponderExcluirTava passeando pelo blogs e eis que encontrei o seu =)
ResponderExcluirAe em conjunto vejo os dois guerreiros comentando aqui Giovani e Cadu hahaha!
Eu queria muito jogar esse game, eu quase peguei ele no PS4 em uma promoção, mas deixei passar =/ Lendo esse texto me incentivou a pega-lo =)
E parte final que você é justamente que quero: O trunfo de Oniken definitivamente não é a inovação, mas sim a proposta de trazer todas as características que amávamos nos jogos da grande era 8-bits, melhorando-as de forma que seria impossível fazer na época,
É isso que quero nos tempos de hoje!
Valeu